MOÇÃO DE APOIO A OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UEM
O Diretório Central dos Estudantes da Unicamp vem manifestar apoio irrestrito à ocupação da Reitoria da UEM realizada pelos estudantes desta Universidade. Consideramos que esse protesto legítimo é parte de uma luta fundamental por mais assistência estudantil, por mais verbas para a educação pública e por um outro modelo de educação.
Vivemos em um momento de profunda retirada e privatização dos direitos sociais básicos, em que a educação vem servindo cada vez mais como fonte de lucro pra os grandes ‘tubarões’ do ensino. As políticas do Governo Federal aprofundam essa lógica: o Prouni, o Reuni, o conjunto das medidas da (contra)Reforma Universitária, o corte de R$ 3 bilhões operado pelo Governo Dilma no início deste ano e a proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE) que não garante a reivindicação histórica pelos 10% do PIB, são exemplos nefastos desse processo.
No Estado do Paraná, também o Governo do PSDB de Beto Richa retira verbas da Universidade Pública acentuando o desmonte da educação, à semelhança do governador tucano Geraldo Alckmin no Estado de São Paulo, que vetou o aumento de repasse para as Estaduais Paulistas há seis anos.
Assim como as ocupações que vem ocorrendo por todo o Brasil (UFSC, UFPI, UFF, IFBA,UFMT, UFT, UFES, UFPR), o exemplo dos estudantes da UEM traz a tona o questionamento do atual modelo de universidade, baseado em um duro processo de precarização e mercantilização, e a urgência da defesa incansável de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Os ataques sucessivos à educação não têm fronteiras. Desse modo, a luta dos estudantes, funcionários e professores também não as deve ter!
Diretório Central dos Estudantes da Unicamp
Nenhum comentário:
Postar um comentário